A BYD deu mais um passo no projeto de nacionalização da sua produção e apresentou, nesta segunda-feira (1Âş), o primeiro veĂculo 100% elĂ©trico montado no Brasil: o Dolphin Mini. O modelo foi exibido em evento realizado dentro da nova fábrica da montadora em Camaçari, na Bahia, e marca a fase final dos testes antes do inĂcio oficial da produção em sĂ©rie.
A reportagem do Olhar Digital já havia antecipado que a unidade fabril da empresa começaria a operar em julho. Agora, a marca confirma a primeira montagem experimental de um carro elétrico no complexo, considerado um dos mais modernos da América Latina.
Dolphin Mini é o ponto de partida da operação brasileira
- O BYD Dolphin Mini Ă© hoje o carro elĂ©trico mais vendido do paĂs.
- Produzido inicialmente na China, o modelo passa a ser montado também no Brasil, num processo que começa com o sistema SKD (Semi Knocked-Down) e deve evoluir gradualmente para produção nacional completa.
- O Dolphin Mini também foi eleito o Carro Urbano do Ano de 2025 pelo World Car Awards.
- Segundo a BYD, o modelo Ă© o primeiro dos trĂŞs que serĂŁo produzidos localmente nas prĂłximas semanas.
- Os outros dois sĂŁo o hĂbrido Song Pro (GL/GS) e o sedĂŁ King (GL/GS).
- A linha de montagem em Camaçari adota um sistema automatizado de alta precisĂŁo, com robĂ´s instalando vidros e baterias, rastreamento em tempo real e controle de ruĂdo abaixo de 70 decibĂ©is.
Foco em acessibilidade e transição energética
AlĂ©m do desempenho e da autonomia, o Dolphin Mini se destaca por ser um modelo considerado de entrada no segmento elĂ©trico. Com isso, a produção local reforça a proposta da empresa de tornar os carros elĂ©tricos mais acessĂveis ao pĂşblico brasileiro e contribuir com a transição energĂ©tica no setor automotivo.
“A BYD agora Ă© feita por brasileiros para brasileiros”, declarou Alexandre Baldy, vice-presidente da montadora no paĂs. O carro deve começar a chegar ao mercado nacional nos prĂłximos meses, saindo diretamente da linha de produção montada em solo baiano.
Mais de 1 milhão de unidades já foram produzidas no mundo
O Dolphin Mini ultrapassou recentemente a marca de 1 milhão de unidades produzidas globalmente, consolidando seu desempenho como um dos modelos urbanos mais populares da categoria. No Brasil, já foram vendidas mais de 34 mil unidades, segundo dados da própria montadora.
Com a montagem local, a expectativa é de que a rede de concessionárias da BYD, que já soma 180 lojas no Brasil, tenha mais agilidade para atender à demanda nacional. A empresa mira alcançar 240 pontos de venda até o fim de 2025.

Leia mais:
- 10 carros da BYD que vocĂŞ pode comprar no Brasil
- Top 5 carros da BYD que vocĂŞ precisa conhecer
- Quanto custa carregar a bateria do BYD Dolphin Mini?
Fábrica em Camaçari teve construção concluĂda em tempo recorde
Anunciada em julho de 2023, a fábrica da BYD foi erguida no antigo terreno de uma montadora que havia deixado de operar em Camaçari. As obras começaram em março de 2024 e, em apenas 15 meses, a marca iniciou a montagem do seu primeiro modelo elétrico nacional.
O investimento total no complexo baiano é de R$ 5,5 bilhões, com previsão de geração de até 20 mil empregos diretos e indiretos ao longo das próximas fases. No evento de apresentação do Dolphin Mini, a empresa também anunciou a abertura de 3 mil novas vagas de trabalho até o fim de 2025.

O post BYD apresenta seu primeiro carro elétrico montado no Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.