O Google começou a testar resumos gerados por inteligência artificial (IA) no feed do Google Discover, tanto no Android quanto no iOS. O Discover é um recurso integrado ao app do Google que exibe um feed personalizado de conteúdos com base nos interesses do usuário. A novidade apresenta um formato que reúne informações de várias fontes em uma única prévia de conteúdo, com o objetivo de oferecer mais contexto ao usuário antes do clique.
Além disso, a empresa também está testando uma nova posição para o botão de salvar conteúdo no próprio card, tornando o processo mais direto. As duas mudanças, avistadas pelo site 9to5Google, fazem parte de um teste limitado e ainda não estão disponíveis para todos os usuários.
Resumo com IA reúne múltiplas fontes
- Nos testes, o Google Discover exibe resumos criados com IA logo abaixo da imagem de capa da matéria, que segue sendo retirada da primeira publicação usada na compilação.
- O título aparece em destaque, mas o nome do veículo original ganha menos evidência, sendo exibido em fonte menor e abaixo do título, junto com a data e hora da publicação.
- Em vez de mostrar apenas o logotipo de uma única fonte no canto superior esquerdo do card, o novo modelo traz ícones sobrepostos representando todas as matérias usadas para gerar aquele resumo.
- Ao tocar sobre os ícones, o usuário acessa uma aba “Mais”, que lista todas as fontes utilizadas.
- Cada resumo exibe até três linhas de texto, com a opção de expandir para ler mais.
- No fim do texto gerado, o Google sinaliza que o conteúdo foi “Gerado com IA, que pode conter erros” — uma abordagem semelhante à usada nas prévias com IA que aparecem em resultados da busca do Google.
Leia mais:
- 5 dicas para usar o Flow, software do Google para gerar vídeos
- Google Wallet: 6 coisas que você pode guardar na carteira do Google
- Testou o Veo 3? Veja 5 prompts para usar na ferramenta do Google
Nova posição para o botão de salvar
Outra mudança em teste é a adição do ícone de salvar diretamente nos cards do Discover. Agora, ele aparece entre o botão de curtir (coração) e o menu de opções (três pontos), o que reduz o número de toques necessários para guardar uma matéria. Os itens salvos passam a ser acessados pela aba “Atividade” no aplicativo.

Segundo o 9to5Google, os testes estão sendo realizados tanto na versão Android quanto no iOS do app do Google, mas ainda não foram liberados para todos os usuários. As alterações ocorrem em paralelo com o formato tradicional, em que apenas uma matéria é exibida por vez no feed.
O post Google usa IA para resumir notícias no Discover do Android e iOS apareceu primeiro em Olhar Digital.