Tem senhas salvas no Microsoft Authenticator? É hora de mudar

As senhas salvas no Microsoft Authenticator deixam de estar acessíveis a partir desta sexta-feira (1º). Isso porque a empresa vai descontinuar o recurso de preenchimento automático do aplicativo.

A Microsoft tem removido gradualmente o recurso de preenchimento automático e o acesso a senhas salvas no Authenticator como parte de uma transição para tecnologias de autenticação mais seguras.

A empresa informou que será necessário migrar para o uso de chaves de acesso (passkeys). Para quem ainda não se preparou para o encerramento do preenchimento automático, esta é a última chance de transferir as credenciais armazenadas.

Como configurar Passkeys no Microsoft Authenticator (e por que você deve fazer isso)

Com o fim da ferramenta de autocompletar, o aplicativo agora guarda apenas passkeys de contas compatíveis e códigos de autenticação em duas etapas.

Passkeys são uma espécie de chave digital para acessar aplicativos e sites sem precisar de uma senha (Imagem: Yasu31/Shutterstock)

Se você guarda credenciais no aplicativo, é preciso correr. Agora, você precisa migrá-las para o Microsoft Edge ou algum gerenciador de senhas confiável – por exemplo: 1Password, LastPass, Proton Pass, NordPass.

Se você pretende continuar usando a plataforma, vai precisar configurar passkeys no Authenticator.

As passkeys são uma espécie de chave digital para acessar aplicativos e sites sem precisar de uma senha, protegendo suas contas de acessos indevidos após vazamento de credenciais, por exemplo. Essas informações ficam salvas em uma espécie de cofre virtual, protegido por biometria ou por um PIN.

As chaves de acesso tendem a oferecer mais segurança em relação às senhas como um todo, inclusive as que não estão salvas no Microsoft Authenticator. A solução promete reduzir o risco de invasão de conta tanto da plataforma de onde partiram os dados expostos quanto de outros perfis que utilizam a mesma credencial.

Confira o que você precisa saber sobre passkeys no Microsoft Authenticator e como configurá-las no aplicativo nesta matéria do Olhar Digital.

Leia mais:

Dropbox Passwords vai deixar de existir em outubro de 2025

O Dropbox vai encerrar seu gerenciador de senhas em 2025. O recurso, chamado Dropbox Passwords, vai deixar de existir em 28 de outubro. Se você tiver senhas salvas no aplicativo, a empresa recomenda que você transfira elas para outro.

Montagem mostrando janelas do Dropbox Passwords em notebook e celular
A partir de 28 de outubro, você não poderá adicionar nem acessar informações no Dropbox Passwords (Imagem: Dropbox)

A empresa informou que o encerramento do Dropbox Passwords é “parte dos nossos esforços para focar na melhoria de outros recursos do nosso produto principal”.

O encerramento do Dropbox Passwords vai ocorrer em fases. Segundo a empresa, a timeline é a seguinte:

  • 28 de agosto: vai estar disponível apenas para visualização, tanto no aplicativo quanto na extensão do navegador (leia-se: não vai dar para adicionar senhas) e o preenchimento automático vai ser desativado;
  • 11 de setembro: aplicativo vai parar de funcionar;
  • 28 de outubro: encerramento total do aplicativo.

Após o encerramento do Dropbox Passwords, você não poderá adicionar nem acessar informações. E tudo o que estiver armazenado será excluído “permanentemente e de forma segura de nossos servidores”, diz a empresa.

O post Tem senhas salvas no Microsoft Authenticator? É hora de mudar apareceu primeiro em Olhar Digital.

Rolar para cima