Fim da briga? Microsoft e OpenAI estariam negociando estender união por mais tempo

Como você vem acompanhando no Olhar Digital, a OpenAI (desenvolvedora do ChatGPT) e a Microsoft (principal investidora da startup) haviam discordado sobre o futuro da parceria. Isso parece estar resolvido: segundo fontes da Bloomberg, as empresas negociam a continuidade da união.

A negociação já estaria avançada e teria uma novidade importante: a integração entre as duas continua mesmo quando a OpenAI alcançar a inteligência artificial geral (AGI).

Sam Altman, CEO da OpenAI, negou que a parceria entre as empresas estaria em crise (Imagem: Camilo Concha / Shutterstock.com)

Microsoft e OpenAI estariam renovando a parceria

De acordo com duas pessoas familiarizadas com as negociações (que não foram identificadas pela Bloomberg), a Microsoft e a OpenAI estariam em estágio avançado da negociação. Com isso, a empresa do Windows garante acesso às tecnologias de IA da desenvolvedora por mais tempo.

E há uma novidade importante. O acordo anterior previa que a parceria entre as duas se encerraria quando a OpenAI atingisse a AGI (uma IA que supera a inteligência humana). Agora, as empresas concordam que, mesmo quando isso acontecer, a Microsoft continua tendo acesso à tecnologia da startup.

Ainda de acordo com as fontes, os negociadores estão se reunindo regularmente e o acordo deve ser concluído em semanas.

Apesar da clásula sobre a AGI, especialistas ainda duvidam da viabilidade da tecnologia (Imagem: Suri Studio/Shutterstock)

Fim da briga entre Microsoft e OpenAI?

A Microsoft é a maior investidora da OpenAI, já tendo aplicado milhões de dólares na desenvolvedora. No entanto, há algum tempo essa parceria entrou em crise, com momentos de tensão incluindo desacordos sobre o controle de ativos, autonomia estratégica e até os próprios investimentos.

As empresas sempre mantiveram a cordialidade pública e Sam Altman, CEO da OpenAI, negou que as duas estejam em crise. Ele revelou que conversou com o CEO da Microsoft, Satya Nadella, e que a tensão é algo normal entre empresas. Saiba os detalhes desta conversa aqui.

Um dos principais tópicos da discordância é o futuro da desenvolvedora, que queria se tornar uma empresa com fins lucrativos – o que daria acesso a mais companhias às tecnologias da OpenAI, para além da Microsoft. No entanto, a big tech teria que aprovar essa conversão.

No final das contas, a startup será uma sociedade anônima de utilidade pública, mantendo a organização sem fins lucrativos no comando. Veja como ficará a nova estrutura da empresa aqui.

Pessoa segurando celular com logomarca da OpenAI na tela na frente de monitor exibindo foto do CEO da empresa, Sam Altman
Negociação estaria próxima de ser concluída (Imagem: Meir Chaimowitz/Shutterstock)

Leia mais:

OpenAI está pronta para a AGI?

  • Desde o ano passado, a OpenAI já estaria trabalhando no desenvolvimento de uma inteligência artificial geral, que (em teoria) supera humanos;
  • O projeto ainda é secreto, com o nome Strawberry;
  • No entanto, muitos pesquisadores do setor duvidam da viabilidade de uma tecnologia como esta. Já outros alertam que, mesmo que seja possível, é melhor não arriscar;
  • Inclusive, um consultor sênio da OpenAI alertou que o mundo não está pronto para a AGI. Saiba os detalhes aqui.

O post Fim da briga? Microsoft e OpenAI estariam negociando estender união por mais tempo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Rolar para cima