Governo quer criar super aplicativo da primeira infância; entenda

Um novo aplicativo que será criado pelo governo federal vai reunir diversas informações sobre as crianças brasileiras. A iniciativa faz parte da Política Nacional Integrada para a Primeira Infância (PNIPI), assinada nesta semana pelo presidente Lula.

A ideia é integrar diferentes áreas da administração federal para reunir dados de crianças de 0 a 6 anos. Estas informações irão ajudar na definição de políticas públicas que visem melhorar a qualidade de vida da criança e de suas famílias considerando diversos aspectos sociais.

Ideia é usar dados das crianças para criar políticas públicas mais eficazes (Imagem: SeventyFour/Shutterstock)

App vai centralizar informações das crianças

  • O aplicativo vai funcionar como uma carteira digital.
  • A ferramenta vai permitir aos pais receber informações sobre a saúde do filho, como carteira de vacinação, por exemplo.
  • Ele pode servir até para acompanhar a fila da creche.
  • Como todos estes dados estarão centralizados, gestores escolares e profissionais da saúde poderão acessar com facilidade as informações da criança.
  • Até o momento, não há previsão para a disponibilização da ferramenta.

Leia mais

lula
Presidente Lula instituiu a Política Nacional Integrada para a Primeira Infância (Imagem: Wagner Vilas/Shutterstock)

Programa é focado em cinco eixos

Segundo o decreto assinado pelo presidente Lula, a Política Nacional Integrada para a Primeira Infância está estruturada em cinco eixos, cada um coordenado por uma pasta diferente. A ideia é que todos os setores interajam para criar um sistema mais amplo e eficaz.

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, por exemplo, ficará responsável pelo foco em proteção contra abuso, racismo, discriminação e violência. Já o Ministério da Educação terá como função garantir o acesso e permanência das crianças na educação infantil de qualidade.

App servirá como carteira de vacinação, entre outras coisas (Imagem: didesign021/Shutterstock)

O Ministério da Saúde vai responder pelo cuidado integral à saúde da criança, enquanto o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome terá como objetivo a assistência social e proteção dos menores de idade. Por fim, a integração de informações e comunicação com as famílias, para viabilizar a comunicação pública e a integração de serviços, será de responsabilidade do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

O post Governo quer criar super aplicativo da primeira infância; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.

Rolar para cima