HDMI 2.2: veja as atualizações da nova versão do cabo

O HDMI 2.2 é a nova versão mais atualizada do cabo. Esse cabeamento é usado para conectar aparelhos eletrônicos e transmitir sinais de áudio e vídeo com alta qualidade. Por exemplo, você pode conectar seu computador à TV para assistir um filme, trabalhar e jogar jogos sem perder a qualidade.

Entre as novidades dessa nova versão, estão a ampliação da largura de banda para 96 Gps (o dobro da anterior), maior sincronização entre áudio e vídeo e maiores taxas de resolução, chegando até 12K.

Confira mais detalhes sobre o cabo HDMI 2.2, suas especificações, para que ele serve, quem deve fazer a troca e quando será possível comprá-lo.

HDMI 2.1 já atende bem aos usuários, mas o 2.2 pode ajudar muito o setor comercial (Imagem: In Green/Shutterstock)

O que é o cabo HDMI 2.2?

O cabo HDMI é um dispositivo usado para transmitir imagem e som entre dispositivos (como celulares, TVs, consoles de videogames e monitores). Basta conectar os dois aparelhos e as informações serão compartilhadas em alta resolução e sem perda de qualidade.

A versão mais atual do cabo é o HDMI 2.1. A atualização HDMI 2.2 foi anunciada em janeiro, durante o evento de tecnologia CES, e suas especificações foram reveladas neste mês pelo HDMI Forum (que cuida desses detalhes). Ele ainda não está funcionando (falaremos sobre a disponibilidade abaixo), mas, quando estiver, será a nova versão mais atual.

Na prática, ele vem com melhorias de suporte a resolução, sincronização, latência e largura de banda. Explicaremos o que significa cada um desses tópicos a seguir.

Pode não fazer muita diferença para o usuário ‘comum’, que usa o cabo para atividades mais simples, como transmitir vídeos e apresentações. Mas para usuários mais exigentes, como gamers e desenvolvedores, que realmente precisam de um bom desempenho de conexão, o HDMI 2.2 promete essas melhorias.

Confira o que muda.

hdmi
Formato da entrada não muda (Imagem: Paul Umowski / Shutterstock.com)

Atualizações do HDMI 2.2

Maior largura de banda

A largura de banda é a capacidade do cabo de transferir dados. Para aplicação muito ‘pesadas’, como jogos, quanto maior for a largura, maior a velocidade de transmissão, o desempenho e até a qualidade do serviço como um todo.

Atualmente, o HDMI 2.1 tem largura de banda de 48 Gbps (gigabits por segundo). O HDMI 2.2 terá 96 Gpbs, dobrando a capacidade atual. Inclusive, ele ganha a nomenclatura “Ultra96”. Esse nome deverá ser usado pelas fabricantes para identificar os cabos que suportam esse tipo de conexão.

No caso da nova versão, a taxa de qualidade deve ser suficiente para suportar aplicações com altas taxas de dados e detalhamento, como renderizações em tempo real, realidade aumentada ou estendida.

Esquema mostrando a evolução do protocolo HDMI
Ilustração das diferenças de largura de banda entre os cabos HDMI (Imagem: HDMI Forum/Reprodução)

Aumento na resolução e formato

O HDMI 2.1 suporta resolução de 8K a 60Hz e 4K a 120Hz. A nova versão vai aumentar essa gama, chegando a 12K a 120 e 16K a 60.

A resolução de que estamos falando afeta a nitidez e o detalhamento da imagem. Sabe aquelas imagens pixeladas? Provavelmente a resolução é baixíssima.

Além disso, serão mais opções de alta qualidade em diferentes formatos, como 8K a 60/4:4:4 e 4K a 240/4:4:4, com cores de 10 e 12 bits.

Confira a tabela para entender a comparação:

Atualização aumenta resolução e formato (Imagem: HDMI Forum/Reprodução)

Melhorias na sincronização de áudio e vídeo

A atualização vem com Protocolo de Indicação de Latência (LIP), que mede e certifica um certo tipo de latência em uma cadeia de dispositivos.

A latência é a diferença entre o tempo de início de um evento e sua transmissão. Em termos mais simples, é uma espécie de “delay”. Quanto menor for, maior o atraso na transmissão. Quanto maior for, menor o delay.

Podemos notar isso, por exemplo, na leitura labial em vídeos, quando o aúdio não está em sincronia com o som. De acordo com o site da HDMI, o recurso vem diante da necessidade de melhorar essa sincronização na distribuição de conteúdo conforme os dispositivos ficam mais avançados – e melhorar a qualidade como um todo. E quanto maior for o sistema de dispositivos, no caso de um gamer com várias telas conectadas, mais isso faz diferença.

O LIP permite que os dispositivos determinem ajustes de latência para melhorar a sincronização entre áudio e vídeo e melhorar a qualidade.

Latência do cabo HDMI 2.2 (Imagem: HDMI Forum/Reprodução)

Mais novidades

Outros destaques do HDMI 2.2 incluem:

  • Fixed Rate Link, um sistema otimizado para sustentar a transmissão de dados em 96 Gbps em uma ampla gama de dispositivos;
  • Enhanced Audio Return Channel (eARC), uma atualização do sistema anterior (o ARC) para otimização do aúdio durante a transmissão;
  • Taxa de Atualização Variável (VRR), que elimina ou reduz os travamentos e delays durante jogos ou realidade virtual interativa;
  • Modo Automático de Baixa Latência (ALLM), que ajusta a latência automaticamente de acordo com as necessidades da transmissão;
  • Troca Rápida de Mídia (QMS), que elimina o atraso em vídeos e filmes quando o dispositivo muda de uma taxa de quadros HDMI para outra.

Listamos apenas os destaques do HDMI 2.2. Você pode conferir todas as especificações no site do HDMI, neste link.

HDMI 2.2
HDMI 2.2 receberá nome Ultra96 para identificação da banda (Imagem: HDMI Forum/Reprodução)

Preciso trocar o meu cabo HDMI?

Como explicamos, o HDMI 2.2 é uma versão mais atualizada da tecnologia. Se você sente que a qualidade da sua transmissão não é suficiente, com atrasos, baixa resolução ou lentidão, pode experimentar um cabo ‘maior’ (seja o 2.2 ou outro acima do que você tenha atualmente).

No caso do 2.2, as diferenças devem ser mais percebidas por usuários que usam recursos com alta taxa de transmissão de dados, como desenvolvedores, gamers e pessoas que usam recursos 3D e interativos, de realidade mista ou aumentada.

Vale lembrar que não basta apenas aumentar o ‘tamanho’ do HDMI. É importante conferir se os seus dispostivos (como computadores e TVs) têm suporte para o tipo de cabo. A tendência é que, quando o HDMI 2.2 for lançado, os aparelhos mais novos já venham com suporte.

O Olhar Digital já ensinou como escolher o melhor cabo HDMI de acordo com suas necessidades. Você pode conferir aqui.

Leia mais:

Quando o HDMI 2.2 estará disponível?

Agora que as especificações estão definidadas, as fabricantes vão começar a implementar as atualizações nos cabos.

A expectativa é que os primeiros HDMI 2.2 estejam disponíveis já no final deste ano.

O post HDMI 2.2: veja as atualizações da nova versão do cabo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Rolar para cima