Os mais novos não sabem, mas o Brasil já teve algumas montadoras para chamar de sua. Gurgel, Miura e mais recentemente a Troller são os principais exemplos. Todas elas, porém, já não existem mais.
A última a se despedir foi a Troller, que foi adquirida pela Ford em 2007 e que teve a produção encerrada em 2021, com a reestruturação global da gigante americana.
Leia mais
- Inovação automotiva: 5 carros criados por brasileiros que você precisa conhecer
- Carros híbridos decolam no Brasil; veja quem mais vende
- 8 problemas comuns dos carros elétricos que você precisa conhecer
É nesse hiato que surge a Lecar, a primeira montadora de veículos híbridos e elétricos 100% brasileira. Você provavelmente não deve conhecer a marca, mas é porque seus veículos ainda não estão circulando pelas ruas.
O portfólio, aliás, conta apenas com dois modelos: o coupé híbrido flex 459, que já está em pré-venda, e a picape híbrida Lecar Campo, que já foi chamada de Cyber Campo e será apresentada oficialmente nos próximos dias – mais especificamente na próxima edição da Fenasucro, uma feira agrícola que ocorrerá entre 12 e 15 de agosto em Sertãozinho, no interior de São Paulo.
Conheça a Lecar Campo
- O nome original era Cyber Campo e fazia alusão à Cybertruck, da Tesla – mas de Cybertruck o modelo tem pouco.
- A Lecar Campo se parece mais na verdade com outras picapes que já fazem sucesso no nosso mercado, como a Fiat Strada e a Fiat Toro.
- O motor é um híbrido flex que entrega uma potência combinada de 163 cv.
- O maior destaque, porém, é a autonomia: a promessa é que o veículo de cabine dupla consiga rodar 1.000 km com um tanque cheio de etanol.
- O modelo não recarrega em tomada e gera energia enquanto se move.
- A bateria tem garantia de 10 anos.
- Segundo o site oficial, os pneus são Pirelli Scorpion All-Terrain Plus 215/R70 16º, o que torna o carro adequado para encarar qualquer terreno.
- Outro destaque vai para a caçamba, que tem 1,30 metro de comprimento e capacidade para 900 litros.
- É um pouco menor do que a da Toro, que tem 1,33 metro e capacidade de até 1 tonelada.
- Por fim, o modelo vem com o sistema ADAS de assistência ao motorista.
- Como dissemos acima, a apresentação oficial está prevista para acontecer entre os dias 12 e 15 de agosto.
E o preço?
O site da Lecar exibe um preço promocional de R$159.300 – valor que se manterá assim até 31/12/2025 para clientes na lista de espera. A montadora brasileira não informa qual será o preço quando a promoção acabar.
A expectativa é que a Lecar Campo entre em produção em agosto do ano que vem, com entregas previstas para o fim de 2026. A pré-venda, no entanto, já começou no site oficial.
Se você quiser conhecer os modelos da Lecar pessoalmente, a empresa acaba de lançar sua primeira concessionária em São Caetano do Sul, no ABC Paulista.

Segundo o dono da marca, Flávio Figueiredo Assis, seus veículos têm inúmeras qualidades – e o diferencial de ser um produto nacional:
“O carro é de acesso, de baixíssima manutenção e com 83% de peças produzidas em nosso país. Isso ajuda na reposição e no custo inferior de logística, facilitando o pós-venda”, disse o empresário, que já recebeu o apelido de Elon Musk brasileiro.
Você pode fazer a reserva e ler mais sobre os modelos na página oficial da própria Lecar.
O post “Musk brasileiro” promete a primeira picape híbrida do país apareceu primeiro em Olhar Digital.