Plantas podem “alertar” animais sobre seu estado de saúde por meio de sons

Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv descobriram que animais podem reagir aos sons emitidos por plantas, sugerindo a existência de uma forma até então invisível de comunicação ecológica.

Em um experimento com mariposas, os cientistas observaram que as fêmeas evitavam depositar ovos em tomateiros que emitiam sons associados ao estresse, como desidratação — um possível indicativo de que a planta estava doente.

Essa é a primeira evidência direta de que um animal responde a sons produzidos por uma planta, segundo o professor Yossi Yovel, que liderou o estudo. Esses sons não são audíveis ao ouvido humano, mas podem ser captados por diversos insetos, morcegos e mamíferos.

Mariposas depositavam ovos nas plantas com base nos sons que faziam, o que indicava sua saúde – Imagem: Universidade de Tel Aviv

Descobertas do estudo

  • Os pesquisadores já haviam demonstrado, em 2023, que plantas emitem sons quando estão sob estresse.
  • Agora, eles provaram que esses sinais podem afetar o comportamento de outros organismos — no caso, levando as mariposas a evitar plantas potencialmente incapazes de sustentar suas larvas.
  • O estudo, publicado na revista eLife, envolveu experimentos cuidadosamente controlados para isolar o som como variável decisiva.
  • Segundo os autores revelaram para a BBC, isso pode indicar uma rede complexa de interações entre plantas e animais baseada na percepção sonora.

Leia mais:

Imagem ilustrativa de um tomateiro
Estudo observou como mariposas evitaram tomateiro que emitia sons de estresse (Imagem: Pitsch / Pixabay)

Outros animais podem ter o mesmo comportamento?

A equipe agora investiga se outras espécies animais ou vegetais também respondem aos sons emitidos por plantas.

Pesquisas futuras também buscarão entender se plantas podem “ouvir” umas às outras e reagir, por exemplo, ajustando seu consumo de água em resposta a sinais de seca emitidos por vizinhas.

Embora as plantas não tenham consciência ou sentidos como os humanos, os cientistas afirmam que seus sons são efeitos físicos úteis — e podem ter um papel ecológico fundamental.

Segundo os autores, esse campo de estudo é ainda incipiente, mas pode revelar um universo sonoro até agora despercebido na natureza.

Estudo sugere que plantas e animais podem ter coevoluído para trocar sinais sonoros (Imagem: chinahbzyg/Shutterstock)

O post Plantas podem “alertar” animais sobre seu estado de saúde por meio de sons apareceu primeiro em Olhar Digital.

Rolar para cima