Segredo do porquê sentimos sono pode estar em nossas células

Um novo estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido, revela um possível gatilho celular que explica por que sentimos sono.

A pesquisa, publicada na Nature, aponta as mitocôndrias — estruturas celulares responsáveis por gerar energia — como as responsáveis por sinalizar ao cérebro quando é hora de dormir.

Pesquisa mostra como o acúmulo de resíduos nas células ativa a necessidade de dormir – Imagem: shutterstock/fizkes

Descobertas do estudo

  • Usando moscas-das-frutas, cujo sistema neurológico tem semelhanças relevantes com o humano, os cientistas observaram que, quando as mitocôndrias estão sobrecarregadas, liberam elétrons em excesso.
  • Isso gera resíduos tóxicos que colocam os neurônios reguladores do sono em alerta máximo, forçando o corpo a descansar para evitar danos celulares.
  • “Essa sobrecarga indica que o cérebro está rodando no ‘vazio’, e o sono serve para resetar esse sistema”, explica o fisiologista Gero Miesenböck, coautor do estudo.
  • Por meio de manipulações genéticas, os pesquisadores comprovaram a teoria: moscas com maior liberação de elétrons dormiam mais, enquanto aquelas com menos atividade mitocondrial dormiam menos.

Leia mais:

Homem roncando enquanto dorme na cama em casa
Quando sobrecarregadas, estruturas celulares acionam neurônios que nos fazem parar tudo e descansar (Imagem: Shutterstock/New Africa)

Maior compreensão sobre a importância do sono

Embora o sono também seja influenciado por fatores como o ritmo circadiano ou consumo de cafeína, os resultados oferecem um mecanismo celular direto que ajuda a entender por que o sono é vital.

Além disso, abrem caminho para novas abordagens no tratamento de distúrbios do sono e doenças neurológicas como o Alzheimer, que têm forte relação com o descanso cerebral.

A pesquisa ainda sugere conexões entre metabolismo, sono e longevidade, já que animais com metabolismo acelerado tendem a dormir mais e viver menos.

Descoberta pode ajudar a entender distúrbios do sono e doenças neurológicas como Alzheimer (Imagem: fizkes/Shutterstock)

O post Segredo do porquê sentimos sono pode estar em nossas células apareceu primeiro em Olhar Digital.

Rolar para cima