A fidelidade dos clientes da Tesla nos EUA sofreu uma queda acentuada após o CEO Elon Musk declarar apoio a Donald Trump em julho de 2024, segundo dados inéditos da S&P Global Mobility obtidos pela Reuters.
Em junho daquele ano, 73% dos lares que já possuíam um Tesla optaram por outro modelo da marca.
No entanto, após o apoio público de Musk ao atual presidente, essa taxa despencou para 49,9% em março de 2025 — abaixo da média do setor. Em maio, houve leve recuperação para 57,4%, ainda atrás de Chevrolet e Ford.
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Razões para a queda da fidelidade
- Analistas atribuem a queda ao envolvimento político de Musk, que teria afastado consumidores mais progressistas e ecoconscientes, além da crescente concorrência de montadoras como GM, Hyundai e BMW.
- O fraco desempenho do Cybertruck, lançado em 2023, também contribuiu.
- Enquanto isso, a Tesla prioriza o desenvolvimento de tecnologia de direção autônoma, em detrimento de novos modelos acessíveis.

Clientes que antes compravam Tesla agora preferem concorrentes
Dados da S&P mostram ainda que, até meados de 2024, a Tesla ganhava quase cinco novos clientes para cada um perdido. Em 2025, esse número caiu para menos de dois. Marcas como Rivian, Polestar e Porsche estão atraindo mais ex-clientes da Tesla.
Apesar da crise de imagem e da queda nas vendas (8% nos EUA, 33% na Europa no primeiro semestre de 2025), investidores como Brian Mulberry acreditam no potencial da Tesla com robotáxis e licenciamento de tecnologia autônoma.

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